05 janeiro 2008

Essência

Acho curioso a forma como certas sensações nos fazem recordar pessoas e momentos. Essas sensações podem ser despoletadas por diversas coisas: aromas, músicas, objectos.

No meu caso acontece maioritariamente derivado a músicas, como melómano que sou [isto significa que adoro música, não pensem que significa que ganho a vida a vender melões na berma duma estrada nacional qualquer].
A primeira coisa que faço em qualquer sítio que esteja é reparar que música está tocar. Posso dizer que esta tarde, por exemplo, tocava Josh Rouse nos provadores da H&M enquanto eu experimentava o novo pullover.

Os objectos também sempre me fascinaram. Guardo todas as coisas que me relembrem algo ou alguém especial. Por exemplo, tenho um maço de tabaco vazio no meu quarto há meses. Contudo, os objectos acarretam o problema logístico. E além disso ninguém quer ser apanhado com um pau de um chupa ingerido há anos, no bolso das calças.

Mas são os aromas que me começam a espantar. Há alguns anos nem ligava muito a este quadrante. Mas as sensações são algo incontrolável e não podemos optar se vão mexer connosco ou não.
Foi por isso que a senhora colocada à minha frente na fila dos passaportes mexeu comigo. Indirectamente como é óbvio. Foi naquele momento que a minha memória deu mais uma cambalhota.
Recuei àquele momento mágico. Correste, estendeste os braços, penduraste-te em mim.
- Cheira-me - pediste tu.
Não era preciso. O meu olfacto já te conhecia de cor há algum tempo.

2 comentários:

redordead disse...

F#&$-se!!! Não sei se este texto me toca mais por me saber impotente perante a tua dor, se pelo facto de ninguém me amar assim, inteiro, sem rede.

Pintas disse...

E eis que estou com gripe (já nao sinto o nariz)...que decido logar-me e ler blogs dos amigos(já nao aguento mais ver tv)..e que "te leio" neste estado. A minha memória também funciona assim. Ha uma musica muito "parola" que me lembra sempre a viagem de finalistas de 99...enfim. Nao sei que te diga, talvez ausente(mea culpa), impotente também e com saudades do teu humor de sempre...esperemos que regresses!