02 novembro 2005

Serviço Público


Quando entramos num novo país, numa nova cultura, vamos descobrindo os podres e as riquezas da mesma. Como é óbvio, os ingleses estão muito longes de serem perfeitos mas têm as suas virtudes. Nunca tinha assistido a publicidade com legendas, nem tão pouco programas ao vivo legendados com poucos segundos de atraso. Fabulosa este serviço, para mais prestado por todos os principais canais de Inglaterra. Fica aqui o meu elogio a tão nobre serviço. Alguém da televisão portuguesa quer ler este humilde post? Fica a dica.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito sinceramente não é coisa que me surpreenda muito. Eu, que estou estou minimamente dentro desta área, posso dizer que no UK cerca de 85% dos programas são legendados para as comunidades surdas, infantis e estrangeiras, e cerca de 60% dos filmes são áudio-descritos para que possam chegar às comunidades pessoas com deficiências visuais. De facto, é uma cultura que, por mais snob e arrogante que possa ser, defende os interesses de todos aqueles que dela fazem parte. Os meios de comunicação britânicos, excepto os sensacionalistas, são um exemplo para os restantes países europeus. Autoridades dos meios de comunicação de Portugal, insistam na criação de oportunidades à informação daqueles que por diversos motivos não são como nós e não têm condições para terem acesso à informação como nós temos. Sejam exigentes na aplicação da lei e façam as televisões nacionais cumprir os seus compromissos para com estas pessoas e, principalmente, de forma correcta e justa.

Anónimo disse...

Já agora... esquecei-me de dizer que tivémos uma experiência de legendagem em directo em plenos MTV Europe Music Awards 2005. É verdade... embora com alguns segundos de atraso (3 a 4 segs) foi uma experiência para todos os telespectadores que viram a cerimónia em directo. Só mais uma palavrinha: não critiquem quem fez as legendas. É verdade que não foram legenads premeditadas, mas sim feitas na hora. Se alguém sabe o que é fazer interpretação simultânea, então só tem de adicionar a este processo o facto de estar a escrever e a inserir legandas ao mesmo tempo... Acho que não preciso de dizer mais nada!