27 novembro 2005

Franz Ferdinand @ MEN Arena

A casa estava ainda a compor-se quando os The Rakes subiram ao palco. Prestação energética algo prejudicada pela qualidade do som. Canções directas ao assunto, sem tempo para rodriguinhos. O público ainda não era muito mas quem estava, prestou atenção. Falta-lhes talvez mais um membro na banda para encher mais o som ao vivo.

Meia hora depois dos Rakes terminarem, os Editors tomam conta do show e talvez tenham roubado a noite aos Franz Ferdinand, pelo menos na minha opinião. Temas sempre em contenção que parecem querer explodir a qualquer momento mas nunca o fazem. Pop inteligente e adulta, voz algures entre Ian Curtis e David Fonseca (sim Mário, tens razão!), sonoridade a pegar no legado dos Joy Division e tiques físicos do vocalista à là Chris Martin. Em suma: muito bom!


Depois de montado o seu palco completamente retro (há algo que não seja retro nos Franz Ferdinand?!?), eis que entram os reis da noite. Mais uma vez o som não esteve a 100%, (principalmente no primeiro tema). "Do you want to" foi o primeiro grande momento da noite, altura em que realmente todo o aparato visual do palco começou a funcionar. O alinhamento foi fazendo um vaivém bem equilibrado entre os dois albúns. Os momentos altos foram "Eleanor put your boots on", "This Fire", "Jacqueline", "The dark of the Matinée", "Come Home" e obviamente "Take me out". Como factor negativo "Walk Away", o mais recente single não funcionou bem ao vivo, foi pena porque era dos mais aguardados certamente.

Foi um concerto que acabou por valer também muito pelas bandas de suporte que tiveram à altura.

1 comentário:

Anónimo disse...

que inveja não poder estar aí contigo para poder apreciar também esse espectáculo que certamente foi grandioso...
aquele abraço, viva la pinhata, e o homem do bolo...