17 dezembro 2008

sopa de adjectivos.

Ontem entrei numa papelaria em busca de livros de palavras-cruzadas. Singelos livros de palavras-cruzadas.
Entre o molhe de essa secção, apenas encontrava sopas de letras, sudokus, cruzadexes… Alto! Cruzadexes? Isso soa a um adjectivo, da mesma índole de frentex. Caso haja alguém que não saiba, “frentex” denomina alguém que está muito à frente. Por exemplo, se os vossos pais usarem All-Stars ou anuírem os vossos piercings e tatuagens, são “p’ra frentex”!
Seguindo esta linha de pensamento, “cruzadex” seria alguém demasiado complicado, atrasado para a sua idade, alguém que está muito atrás. Imaginem alguém com 18 anos cuja banda favorita são os Boney M. Os amigos diriam: “És béda cruzadex pah!”

Confesso que “frentex” é um daqueles adjectivos que me dá comichão. Tal e qual “giro”.
“- Então, foste ao cinema? Gostaste do filme?
- Sim, sim. É muito giro.”
Garanto-vos que se alguém me disser que um filme é giro ou uma música é gira, não perderei tempo com tais coisas. Giro faz-me lembrar Armageddeons e André Sardets.
Mas talvez mais danoso que “giro” seja quando alguém cataloga algo como “diferente”. Quando algo é apenas “diferente”, significa peremptoriamente que é uma grande porcaria mas que como não é muito usual, evita que sejamos indelicados e duros demais para quem nos pediu opinião. Imaginem que a minha mãe pergunta:

“-Oh Álvaro, há 6 dias consecutivos que te dou iscas ao almoço e ao jantar. Hoje queres iscas ou cocó?
- Oh Mãe, quero cocó por favor.
-Porquê?
- Oh Mãe, porque é diferente e assim ao menos posso dizer também que o comer é uma merda.”
Cá está, preferiria cocó porque, não sendo agradável, seria “diferente” das também repelentes iscas.

Mas voltando ainda ao início do post, gostava que alguém me explicasse o gozo de fazer sopa de letras… Sempre vi as sopas de letras como o parente parvo e simplório das cruzadas. Sempre me pareceu que as sopas são para quem gostaria de fazer cruzadas mas não consegue e, como tal, foi-se viciando nesse outro passatempo.
Devem ser graúdos que também ainda gostariam de jogar ao esconde-esconde. Se assim for, deixem que vos diga que vocês são muito cruzadexes.

5 comentários:

Catarina disse...

- Eu gosto muito de fazer sopa de letras;

- Eu acho que digo giro de vez em quando;

- Eu acho que quem se refere ao almoço e ao jantar como "o comer" devia pensar duas vezes antes de gozar com quem gosta de sopa de letras e dizer giro

Catarinex

Super disse...

- Eu acho que quem se refere ao almoço e ao jantar como "o comer" devia pensar duas vezes antes de gozar com quem gosta de sopa de letras e dizer giro


LOL!!
So right. é que ia dizer o mesmo.

Lucas disse...

E esperaste tu 6 dias para escolheres o cócó? Fodex!!! Eu tinha sido logo na primeira opção, pois iscas sabem bem pior que o cócó. Alem de mais, fazer um post acerca do cruzadex? Então e o famoso simplex do Socrates? Ahhh desse já não falas?

Assinado: O do contra!

Anónimo disse...

e jogar ao esconde esconde que é tão bom! :DD

Anónimo disse...

This music/film/photo is ORGASMIC.
best adjective evah