08 fevereiro 2007

DECEMBERISTS @ MANCHESTER ACADEMY 2

O dia tinha começado cedo (o novo emprego assim obriga) e o cansaço quase me convencia a ficar em casa e abortar a ida ao Academy. Mas não cruzei os braços e fiz-me ao caminho.
Lavender Diamond era o projecto designado para abrir a noite. Desconhecia até aí este agrupamento de Los Angeles, que vagueou pelas linhas agridoces do folk e da americana. A voz de Becky Stark mostrou-se suave, excessivamente suave até. Os Lavender Diamond foram certamente o concerto com o volume mais baixo a que assisti na minha vida. Becky, notavelmente tocada por coisas que fazem rir, foi uma anfitriã extremamente afável e divertida. O som da banda californiana move-se, lentamente, entre o folk e as raízes desenterradas da americana. Minimamente interessante diria.

Após 30 minutos de espera, iniciava-se a actuação dos Decemberists. "Crane Wife 3" do recente albúm serviu de mote para uma prestação bastante sólida por esta banda norte-americana. Assistir ao desempenho dos Decemberists em palco é como marcar presença num festival de música norte'americana, tantas foram as bandas que pareciam passar temporariamente pelo palco. Por exemplo, Lambchop, Clem Snide, Arcade Fire, Tom Waits e até Leonard Cohen, foram nomes que me vieram à mente ao longo do concerto.
O desenrolar do mesmo pode equiparar-se ao desenho tipográfico do vale do sol de Arizona. Começou em alta, a meio arrefeceu ligeiramente durante alguns minutos e acabou a um nível absurdamente alto, com um encore fenomenal (sem dúvida alguma o destaque desta noite).

Videos:
We Both Go Down Together + You'll Not Feel The Drowning

Sem comentários: