26 fevereiro 2007

7 dias, 4 concertos

Uuuuffff! Este foi o som mais emitido por mim no final da semana passada. Não porque tenha sido uma semana entendiante, muito pelo contrário... Mas o cansaço acumulou-se excessivamente. Como sempre, planeava fazer uma resenha dos concertos a que fui, mas derivado ao elevado número dos mesmos, decidi fazer um único post com uma resumo bastante sintético do que assisti. Foram 4 concertos em 7 dias.

REGINA SPEKTOR @ MANCHESTER ACADEMY 1
- 15.2.2007

A sala do Academy 1 assustava-me... tal como me assustava a Academy 2, sala que era o recinto inicial do concerto (acabou por ser substituído devido à extraordinária procura de bilhetes)
O facto desta sala me asustar devia-se ao facto de ser um espaço demasiado diferente do Lowry, local onde assisti ao concerto desta mesma menina durante o ano passado.
No Lowry a noite foi de sonho... A intimidade oferecida pela sala proporcionou a todos os presentes (ou pelo menos a mim!) voar mentalmente, embalados por aquela voz que não tem limites. Tinha sérias dúvidas de que o ambiente pudesse ser igual na Academy.

E não foi obviamente, embora que a qualidade do concerto tenha sido muito acima da média como seria de esperar.
A grande diferença entre este concerto e o que presenciei foi o facto de Regina de fazer acompanhar pela banda no troço final da actuação. "Samson" foi para o momento alto da noite, no meio de tanta candura. * * * * *

THE KILLERS @ MANCHESTER EVENING NEWS ARENA 17.2.2007

Antes do quarteto ser visível em palco, uma projecção com imagens do deserto a caminho de Las Vegas, culminado a chegada com os primeiros acordes de "Sam's Town".
Os Killers entraram a matar (como é lógico), com praticamente uma mão cheia de singles a abrir o espectáculo. Os temas do novo álbum acabaram por dominar obviamente a actuação e acabaram até por soar melhor, à excepção dos incontornáveis "Mr. Brightside" e "All The Things That I've Done". Deu ainda tempo para homenagear uma das maiores bandas originárias de Manchester, os Joy Division, através duma sensacional versão de "Shadowplay"
Algumas vezes a banda parecia meio descoordenada no meio daquela parede de som, mas logo se recompunha.
Deixei Sam's Town, cheguei ao bar e pedi: Indie Rock n' Roll for me please!
****
KAISER CHIEFS @ APOLLO - 21.2.2007

Duas noites consecutivas esgotadas em Manchester, faziam adivinhar duas noites de indie rock da melhor casta. A banda de Leeds volta à estrada para dar a conhecer o seu 2.º trabalho, "Yours Truly The Angry Mob". E foi com o 1.º single desse disco que abriu a noite, "Ruby" soou tão bem ao vivo como na rádio, fantástico! O desfile das músicas de "Employment" fez-se por entre as novas músicas e realmente comprovaram o magnífico álbum com que os Kaiser Chiefs iniciaram a sua carreira.
Dos temas novas destaco ainda o tema-título, como aquele que chamou mais a atenção à primeira audição. Concerto bom, poderoso q.b. mas extremamente curto... Os Kaiser Chiefs tocaram uma hora no máximo. ***

THE CAT EMPIRE @ LIVERPOOL CARLING ACADEMY - 22.2.2007

De volta ao local do crime, onde tinha estado no Verão passado, para me deglutar de novo com esta magnífica banda australiana. O concerto foi uma réplica do anterior, mas nem que o tocassem todos os dias se iria tornar repetitivo.
Os Cat Empire oferecem um daqueles concertos a que toda a gente deveria assistir e aposto que ninguém seria capaz de fazer de homem-estátua durante todo o concerto. A banda muda de ritmos constantemente mas todos estes incluem algum factor adictivo, que nos obriga a dançar continuamente. A junção de ska com hip-hop com ritmos de origem latina com rock, é simplesmente fatal para quem não saiba dançar. Mas por outro lado, é simplesmente da pura diversão. E contribuiram bastante para o cansaço que me afogou durante esta semana.
Mas rendeu bastante. *****

2 comentários:

redordead disse...

Uuuuffff mesmo!!!

Anónimo disse...

Andas para aí a por inveja á malta!!
vê lá se vais ver tony carreira? pois, isso não vais tu ver,lol.
quem me dera ter tado ai. mas pronto paciencia, tenho de me aguentar por cá com as pimbalhadas... abraço