26 setembro 2006

Bomba!


Assombroso é a palavra que vem à cabeça depois de ouvir o novo single de Damien Rice, que antecede o lançamento de "9", o novo álbum em Novembro.
Para ouvir no Cancioneiro Pessoal.

14 setembro 2006

Campeões humanitários

Há equipas de futebol e há equipas de futebol. Depois de nas últimas temporadas ter analisado diversas propostas para finalmente colocar publicidade nas suas camisolas, o F.C. Barcelona acabou por ser autor de uma iniciativa brilhante e que merece o aplauso de tudo e todos. Depois de negar todas as propostas de publicidade, incluindo a de um site de apostas, por não achar moralmente correcto, o Barça deu a mão à UNICEF e selou um acordo para ostentar no seu uniforme o símbolo dessa honrosa organização internacional. Um gesto de solidariedade que não me lembro de ter visto igual no futebol internacional.
Além de uma equipa fabulosa desportivamente falando, está também a revelar-se uma entidade com uma veia humanitária invejável.
Bem haja campeões.

12 setembro 2006

Um ano de Manchester

Completa-se hoje um ano que me mudei para Manchester. Que melhor altura para um balanço?
Profissionalmente, foi ano enriquecedor, dentro das minhas expectativas. Obviamente que vamos encontrando coisas desagradáveis pelo caminho mas há que contorná-las elegantemente.
Socialmente, é um carrossel de altos e baixos. Há dias de saudades, há dias de muitos sorrisos, há reencontros e há despedidas, basicamente, as emoções andam quase sempre à flor da pele. Sinto falta de muita coisa logicamente. Do cheiro de minha casa, da minha nina, dos meus extraordinários amigos (vocês sabem quem são) e a dor é lancinante quando nos vêm à memória momentos passados na companhias destes mesmos. O cinzento que predomina nos céus ingleses rima muita vez com a cor do meu estado de espírito. Mas isso dá azo a outras coisas boas, motivou-me a escrever os meus textos outra vez, a retirar-me espiritualmente na minha música melancólica para que o meu interior não se sinta tão desamparado.
Novas amizades foram crescendo ao longo destes 365 dias, não muitas, as necessárias para fazerem valer a pena esta aventura um dia que olhe para trás. Posso felizmente afirmar que já tenho muitos bons momentos passados em Manchester dignos de figurarem no meu álbum de recordações.
Obrigado a todos os presentes e ausentes que me ajudaram a passar os momentos mais desagradáveis.
10 MÚSICAS PARA UM ANO DE MANCHESTER
> IRON & WINE: trapeze swinger
> REGINA SPEKTOR: us
> GUILLEMOTS: blue would still be blue
> BEN FOLDS: annie waits
> RAZORLIGHT: golden touch
> RUFUS WAINWRIGHT: the one i love
> THE KILLERS: Mr. Brightside
> THE RAKES: 22 grand job
> FRANZ FERDINAND: walk away
> STEREOPHONICS: dakota

05 setembro 2006

G.D.R.G.

Com tantos amigos, quer na equipa, quer na direcção, seria impossível não desejar aqui no meu cantinho a melhor sorte ao novo Gafetense, que cumpre este ano o seu ano zero.
Já fazia falta a renovação da direcção e creio que está recheada de gente capaz e entendedora do que se lhe pede. Agora, é preciso fibra, porque todos sabemos que não é nada fácil construir e manter entidades em Gáfete, nunca foi nunca será. Mas esse pormenor é outro detalhe que motiva quem conduz essas mesmas entidades. Têm todo o meu apoio, mesmo que à distância.
Só um conselho: não coloquem fasquias para este ano zero para que não hajam dissabores. Tudo o que conquistarem este ano serão bónus e para o ano, já com mais calo e uma maior noção desse trabalho, aí sim chegará a altura de exigirem algo de todos vocês. Até lá, mãos à obra e divirtam-se porque essa é a meta mais importante.